A Release 01/2020 já foi liberada! Ou seja, uma nova grande versão do Sistema, com novas funcionalidades, ajustes e melhorias está disponível para atualização dos nossos clientes.
Neste artigo vamos trazer um resumo sobre as principais entregas presentes nesta versão do Sistema, e a listagem por tópico de todas as entregas, ao fim do artigo. Para relembrar como funciona o processo de liberação do Sistema, leia esse artigo.
Como será feita a liberação desta release?
Diferente da primeira release, liberada no final de 2019, a entrega da Release 01/2020 será feita de maneira gradual. O Sistema de Gestão estará atualizado para todos os usuários, porém, a versão do Sistema de Loja e do Sistema de Caixa será liberada para os clientes aos poucos, de acordo com o fluxo abaixo:
Essa liberação em lotes será feita para garantir a estabilidade da infraestrutura da Sistema, em função da entrega da Sincronização 2.0, comportando por algum tempo as duas estruturas de sincronização, para clientes que atualizarem a versão, ou ainda permanecerem em versões anteriores à entrega.
Principais Entregas – O que há de novo?
Utilização de voucher no Sistema TEF
O Sistema TEF também aceita a utilização de voucher como meio de pagamento a partir da Release 01/2020. Basta alguns ajustes na configuração de vendas do Sistema de Gestão para que as operações que tenham a finalização através do voucher. Esse artigo explica os detalhes dessa funcionalidade.
Cálculo de juros e multas
O cálculo de juros e multas nos documentos financeiros do Sistema passou por uma revisão para que os juros já calculados não fossem sobrescritos após uma quitação parcial. Além disso, outros ajustes foram realizados, e você pode conferir nesse artigo como funciona o cálculo após a revisão.
Fechamento de Caixa
O fechamento de caixa recebeu ajustes em suas telas para a exibição da sobra ou falta após o fechamento. Além disso, foram realizados tratamentos para a duplicidade de fechamentos e também no relatório do detalhamento de fechamento. Esse artigo apresenta as alterações realizadas.
Venda de produtos em metro e quilo
A configuração de unidades de medida no Sistema foi ajustada, trazendo a confirmação dessa unidade ser pesável ou não. Ou seja, usuários que vendem produtos registrados com casas decimais poderão definir se a unidade de medida utilizada é pesável (produtos em quilo), ou não. Mais detalhes da liberação estão disponíveis nesse artigo.
DRE
O Demonstrativo de Resultados (DRE) do Sistema foi revisado e passou por ajustes no seu cálculo, trazendo as informações com maior fidelidade, além da inclusão de mais campos para a categorização dos dados da loja. Nesse artigo, estão os principais pontos em que os ajustes foram realizados.
Integração fiscal
Usuários do Sistema que estão enquadrados nos regimes do Lucro Real e Lucro Presumido, poderão gerar os arquivos para a contabilidade, de acordo com o padrão necessário, através da Integração Fiscal. Nesse artigo, os principais detalhes da geração do arquivo para os sistemas Domínio e SCI são apresentados.
Sincronização 2.0
A release 01/2020 também conta com um novo formato de sincronização de dados do Sistema, possibilitando um acompanhamento mais detalhado, e visual, de todo o processo de sincronização.
Importante: Para que a Sincronização 2.0 do Sistema funcione corretamente, é necessário atenção para as séries fiscais, evitando a ocorrência de duplicidades na emissão de Notas Fiscais.
- Será necessário séries fiscais independentes para emissão de NF-e no Sistema de Gestão e para o sistema de loja;
- Todas as séries fiscais já cadastradas para NF-e na conta serão utilizáveis no Sistema de Loja;
- Para emitir NF-e no Sistema de Gestão após a liberação da release, a conta receberá uma série fiscal com a sequência zerada;
- Contas que emitem NF-e somente no Sistema de Gestão não terão mudança;
- Será possível informar em qual ambiente, Sistema de Gestão ou Sistema de Loja, a série fiscal será utilizada.
Segue a lista com tudo o que há de novo.
Sistema de Gestão
- O faturamento do Sistema de Gestão estava permitindo a realização de vendas para clientes com bloqueio financeiro, quando o usuário que processava a venda tivesse o perfil vendedor, sem qualquer liberação extra. A partir da liberação, quando esse cenário ocorrer, a venda será encaminhada para sua tela inicial.
- O nome de rede para uma bandeira de cartão, definido através do Sistema de Gestão, não era sincronizado com o Sistema de Loja e o Sistema de Gestão, impedindo a finalização de operações com cartão, inclusive em cenários com POS. A partir dessa versão, essa situação não será mais apresentada.
- Uma exceção era apresentada na emissão da Nota Fiscal Eletrônica a partir de um cupom fiscal (ECF ou NFC-e), no Sistema de Gestão, impedindo a geração do documento. Esse comportamento foi corrigido para que a emissão ocorra normalmente nos estados em que é permitido.
- A edição de uma NF-e cuja entrada já foi feita no Sistema de Gestão não carregava a informação dos produtos incluídos no documento. Com a nova versão, essa informação será processada e apresentada na edição do documento.
- A geração do relatório de documentos fiscais no Sistema de Gestão não retornava resultados quando a coluna valor total era selecionada para exibição. Após a liberação, o relatório será gerado normalmente com a coluna selecionada.
- O relatório Markup e custos de produtos era gerado com todos os produtos da conta, mesmo com o filtro de uma categoria específica selecionado. A partir desta versão, apenas os produtos da categoria selecionada no filtro do relatório serão apresentados.
- O relatório de Fluxo de Caixa do Sistema de Gestão não estava considerando os estornos de pagamento realizados, considerando o valor como disponível no caixa, o que causava erros na conferência. Com a nova versão, a origem do valor, que não era removida após o estorno, será retirada, deixando a movimentação correta.
- Durante a emissão de uma NF-e no Sistema de Gestão, a informação do CPF de um cliente com essa informação cadastrada não era carregada nas informações do destinatário, impossibilitando a emissão. Com esta versão, o CPF será levado caso esteja cadastrado no cliente.
- Uma mensagem de erro era apresentada durante a configuração da conta bancária para emissão de boletos, quando a emissão de um boleto de homologação era recusada. Esse cenário foi ajustado para que não seja mais registrado.
- Durante o cadastro da loja, apesar das informações serem preenchidas, ocorria uma mensagem de erro, devido à validação da inscrição municipal, situação necessária apenas para quem utiliza a emissão de NFS-e. A partir dessa versão, a informação será consultada apenas quando o usuário estiver com o aplicativo ativado.
- Durante o cadastro de um produto no Sistema de Gestão, caso ocorresse algum erro no processo, a informação da marca era deletada do produto, situação que foi ajustada com a liberação da nova versão.
- Ao cancelar uma venda realizada no Sistema de Gestão, sem informar o cliente, a operação era apresentada com erro na listagem de operações, apesar do cancelamento ocorrer sem menção a nenhum erro. O comportamento correto foi ajustado para que o cancelamento seja apresentado normalmente.
- A emissão de MDF-e estava liberada para usuários sem nenhuma permissão fiscal dentro de seu perfil. Com a nova versão, a permissão foi ajustada para que a opção “Emitir nota fiscal manualmente” seja requisito para a emissão do MDF-e.
- O faturamento de um pedido de venda através do Sistema de Gestão não estava permitindo a alteração da informação do vendedor, apesar da opção estar disponível. Esse comportamento foi ajustado para que, quando necessário, o vendedor seja alterado no faturamento de um pedido.
- O fechamento de caixa do Sistema de Gestão apresentava a escolha de usuários que não têm permissão de vendedor e também que não têm mais acesso ao sistema. Esses tipos de usuários não serão mais apresentados a partir da liberação da versão.
- A emissão de NF-e em faturamentos com itens cancelados não apresenta a informação do cancelamento, apesar de processar corretamente as informações dos itens. A partir desta versão, o cancelamento de itens voltará a ser apresentado no momento da emissão da NF-e.
- A geração do relatório de fita de caixa no Sistema de Gestão trazia as operações não concluídas, mesmo com a visualização desse tipo de informação desmarcada. Com a liberação dessa versão, a opção desmarcada não será considerada no relatório.
- Em alguns cenários, uma bandeira de cartão de crédito excluída do cadastro ainda podia ser selecionada para a finalização de uma venda no Sistema Gestão. O comportamento foi ajustado, impedindo a exibição de bandeiras já excluídas.
- O relatório do livro fiscal trazia a informação das chaves de acesso de NFC-e incorretamente. Em vez de buscar essa informação, era exibido o protocolo de autorização, que é diferente da chave do documento fiscal. Com a liberação da release, esse comportamento foi ajustado para trazer a informação correta.
- Ao emitir uma NF-e de uma operação sem cliente definido, e informar um cliente pessoa física, a flag de consumidor final é bloqueada, comportamento que se repetia ao selecionar uma pessoa jurídica, quando esse bloqueio não deveria ocorrer. Com esta versão, nesses casos será possível selecionar a flag de consumidor final para pessoas jurídicas.
- Na geração do relatório de vendas, ao selecionar NFC-e ou NF-e como número de documento fiscal, a informação não é apresentada com o relatório disponível. A partir dessa versão, o relatório irá apresentar o número do documento selecionado como filtro para o relatório.
- Em uma emissão de nota fiscal, cuja série fiscal ainda não foi registrada, o botão de emissão era liberado, causando rejeição na nota. Com a nova versão, o botão de emissão será liberado somente com todas as informações preenchidas.
- O relatório de pedidos de venda está apresentando o mesmo pedido conforme o número de itens adicionados a esse pedido, quando o comportamento esperado é que a informação seja apresentada apenas uma vez, independente do número de itens adicionados. Com a nova versão, esse comportamento foi ajustado.
- A emissão de uma NF-e que contenha várias operações ocasionava a multiplicação dos itens presentes no documento pela quantidade de operações envolvidas na emissão após a nota ser sincronizada. A partir desta versão, esse comportamento não será mais registrado.
- O cancelamento de uma devolução de vendas (registrada no Sistema de Gestão, Sistema de Loja ou Sistema de Caixa) não realizava o estorno do lançamento da venda, dentro da devolução, além de não atualizar o saldo. Esse fluxo foi ajustado, e o cenário mencionado não se repetirá, garantindo a continuidade da devolução, e sua utilização como meio de pagamento em outras operações.
- A geração do SPED (nos perfis A, B e C) passou por ajustes nos campos C100, C190 e D100, tanto para as informações de entradas quanto de saídas dos documentos fiscais, buscando melhor performance na entrega desses arquivos.
Sistema de Loja
- O cadastro de produto com grade após a sincronização inicial do sistema de loja, em uma conta que ainda não tenha esse tipo de produto cadastrado foi ajustado. Até então, nenhuma opção de grade era exibida para ser inserida no produto.
- O acesso ao menu de Ordem de Serviço do sistema de loja estava apresentando uma exceção, não permitindo sua abertura em alguns cenários. Com a liberação da versão, o acesso ocorrerá normalmente onde havia a exceção.
- O cadastro de regras especiais para tributação de um produto no sistema de loja estava causando um problema no faturamento e emissão de Nota Fiscal Eletrônica, pois algumas regras cadastradas não eram salvas por conflitar com a regra de tributação da loja onde a operação foi realizada impedindo a emissão. A partir da liberação, todas as regras especiais serão salvas e a emissão de NF-e ocorrerá normalmente de acordo com a regra necessária.
- A realização de movimentações de estoque no sistema de loja, seja adicionando ou removendo estoque de um produto, era informada com o nome incorreto, apesar da movimentação ocorrer corretamente, situação registrada também no Sistema Gestão após a sincronização. Com a nova versão, a nomenclatura será registrada corretamente.
- Durante um ajuste de estoque, a quantidade era zerada assim que o usuário inicia a digitação no campo motivo. A partir dessa versão, esse comportamento foi ajustado, e a quantidade não será zerada nesses casos.
- O cadastro e alteração de um cliente no sistema de loja permitia informar como data de nascimento uma data futura. A partir dessa versão, a data de nascimento não poderá ser informada como uma data futura.
- Ao gerar a nota de entrega para um pedido de venda interestadual faturado no sistema de loja, uma mensagem alerta para a ausência da CFOP para esse tipo de operação. Mesmo assim, a casa da informação era saltada gerando erro. Nessa versão, a entrega não saltará, mas sim redirecionada para o início do processo.
- A edição múltipla de preços de produtos no sistema de loja estava zerando o preço dos produtos selecionados assim que o usuário gravasse as alterações, além de apontar um erro na sincronização. Esse comportamento foi ajustado para a gravação sem o zeramento dos preços a partir dessa versão.
- Ao fechar uma alteração em formulário do sistema de loja sem salva-la, as informações eram gravadas, e as alterações apresentadas nesse formulário. O procedimento correto é que as informações sejam salvas apenas ao clicar no botão Confirmar.
- A consulta de endereço no sistema de loja não indicava o local correto quando a rua tinha nomenclatura com /. Com a liberação da release, um ajuste foi realizado para que o comportamento esperado aconteça.
- O registro de negociação em um pedido de venda no sistema de loja apresentava inconsistência no arredondamento do cálculo das parcelas do crediário. A partir desta versão, o comportamento de outros parcelamentos no sistema será replicado, com todos os valores iguais, exceto a primeira parcela, que terá acrescida a diferença para completar o valor total.
- A alteração de informações de um produto através de um Sistema Gestão não surtia efeito no sistema de loja, no cenário em que a conexão de internet utilizada era através de um modem 3G. Com a liberação da release, independente do tipo de conexão, as informações serão sincronizadas.
- Em alguns cenários, produtos que foram excluídos da devolução eram considerados para os campos valores totais, saldo, além da tela de relatórios. Esse comportamento foi ajustado para que as informações sejam apresentadas levando em consideração apenas os itens informados na devolução.
- As devoluções registradas através do sistema de loja estavam duplicando durante a confirmação. Isso geralmente ocorria quando o usuário apertava o atalho de confirmação mais de uma vez. Para que esse comportamento não se repita e crie devoluções em duplicidade, o botão de confirmação será travado após o primeiro clique.
- A utilização de uma devolução como meio de pagamento no sistema de loja apresentava informações de saldo e status divergentes com o Sistema Gestão. A partir desta versão, a sincronização dos lançamentos acontecerá com o saldo e o status atualizados de maneira independente no Sistema Gestão e no sistema de loja, evitando o conflito de informações.
Sistema de Caixa
- Algumas devoluções de venda criadas no Sistema de Caixa e que tenham saldo em aberto para utilização futura, não estavam liberadas para utilização em outra operação, mesmo estando com essa situação no sistema de loja. Com a essa versão, o cenário não será mais registrado, e o saldo da devolução será utilizado normalmente.
- Em um cenário apenas com Sistema de Gestão e Sistema de Caixa, as devoluções cadastradas em sequência no sistema de caixa não eram registradas com números sequenciais. Com a nova versão, os números das devoluções registradas no Sistema de Caixa será sequencial.
Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigos, visite nosso SITE e siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebook, conheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.
Até a próxima e sucesso.