Tabela CEST 2021
Sem categoria

Tabela CEST 2021 e o fim da substituição tributária.

Outras Tabelas

Tabela CEST 2021 e o fim da substituição tributária.

Enquanto 2022 não chega, vamos a tabela CEST 2021, que também possui algumas alterações. Mas antes, vamos entender o que é CEST.

CEST significa código especificador da substituição tributária faz parte do dia a dia dos comerciantes, por isso, é importante entender como ele funciona. Tenha em mente que o CEST define o pagamento de impostos sobre as mercadorias recebidas e transportadas em sua empresa.

Os bens e mercadorias passíveis de sujeição ao regime de substituição tributária identificados nos Anexos II ao XXVI CONVÊNIO ICMS 142/18, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018, de acordo com o segmento em que se enquadrem, devem conter:  descrição, o NCM/SH, que é a classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul baseada no Sistema Harmonizado  e o CEST.

É um código  formado por 7 dígitos e é obrigatório na emissão de notas e de outros documentos fiscais, que se refiram a produtos onde houve substituição tributária. É a partir dele que a Secretaria de Fazenda tem o entendimento de como enquadrar a tributação, e que tipo de produto está sendo comercializado. Tudo isso simplificado em um código seria o CEST.

Clique AQUI e conheça um sistema que já possui as tabelas de CST, CFOP, NCM, CEST inclusas, entre outras facilidades para para sua comodidade.

Impulsione suas vendas

Conheça nossos livros sobre vendas e negociações

Dígitos do CEST

O CEST é dividido em sete dígitos, para melhor descrever o item,  sendo que:

  1. O primeiro e o segundo correspondem ao segmento do bem e mercadoria;
  2. Do terceiro ao quinto correspondem ao item de um segmento de bem e mercadoria;
  3. O sexto e o sétimo correspondem à especificação do item.

Tabela CEST 2021 completa

Os itens com um asterisco no campo observação, só podem ser considerados para código CEST se forem produzidos em escala industrial NÂO relevante.

Melhore suas Vendas

Faça um teste sem compromisso 

em nossos sistemas

Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigosvisite nosso SITE e siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebookconheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.

Até a próxima e sucesso.

Laierte Rodrigues Dias

Guia da Automação Comercial

Deixe uma resposta