O advento da pandemia do COVID-19 e o crescente avanço da tecnologia no cotidiano das pessoas, alterou para sempre o comportamento do consumidor e a forma como faz suas compras. É muito mais seguro, simples e cômodo para este consumidor hoje, escolher e comprar itens pelo celular ou computador em poucos cliques, do que deslocar-se até as lojas, algumas até fechadas e procurar pelo que deseja. Para não ficar atrás nas vendas, é interessante estar atualizado oferendo o que o consumidor está querendo, facilidade, praticidade e segurança e a forma mais simples e de menor custo é o catálogo digital.
Uma excelente forma de colocar sua loja no mundo virtual é através do catálogo digital. Essa ferramenta possibilita que sua loja ganhe agilidade na divulgação e acompanhe essa mudança de comportamento dos consumidores, disponibilizando seus produtos na internet de forma muito mais simples, prática e barata que uma loja virtual, sem precisar pagar taxas administrativas e comissões de vendas como em plataformas de venda, marketplaces e aplicativos de pedidos.
Se você não possui uma loja virtual e utiliza o WhatsApp para divulgar seus produtos por exemplo, alguns de seus clientes não devem estar satisfeitos de receber todos os dias diversas mensagens suas, muitas vezes com várias fotos e textos extensos. Com o tempo isso satura a paciência do cliente e ele deixa de ver suas mensagens, automaticamente reduzindo suas vendas lentamente. Troque essa estratégia pela de enviar apenas o link de seu catálogo, certamente seu cliente apreciará mais.
WhatsApp é sim uma excelente ferramenta se bem utilizada, saiba AQUI, como utilizar o WhatsApp Business no seu negócio e AQUI como receber suas vendas pelo WhatsApp.
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Afinal, o que é um catálogo digital?
Catálogos vêm sendo utilizados há décadas por empresas de diversos segmentos. Eles consistem de uma lista de produtos com o atrativo visual, organizada com intuito de apresentar seus produtos para o seu cliente. Um catálogo virtual ou digital, nada mais é que uma forma otimizada dessa ferramenta, eliminando custos de impressão e distribuição e levando os seus produtos através da internet a mais pessoas.
É possível criar o catálogo digital com fotos, descrição, preço e com informações sobre como o seu produto pode ser adquirido. Sempre visando a interatividade do cliente, quanto mais informação ele conseguir sobre seu produto, mais interessado ficará em adquirir. Um catálogo digital serve para levar até ele o que você pode fornecer com imagens e informação de qualidade.
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Porque o catálogo digital ajuda a vender mais?
Com um catálogo digital você remove as barreiras físicas da sua loja, nestes tempos de pandemia pode vender com a loja fechada, ou ainda possuir realmente apenas uma venda online sem loja física. Conseguirá levar seus produtos a seus clientes e não clientes, sem custos de impressão, transporte da propaganda, plano de loja virtual ou taxas de administração. E o melhor, com o catálogo digital você economiza dinheiro, pois não precisa imprimir uma nova unidade toda vez que atualizar um preço ou adicionar um novo item à venda. As opções de divulgação são muito amplas, podendo ser:
- Redes sociais – Instagram, Facebook, WhatsApp
- Envio de e-mails
- Seu site ou Blog
- Aplicativos de celular, computador ou navegador
- Anúncios e propagandas online e etc
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Estar onde o seu cliente precisa, faz toda a diferença
Como já dissemos, o comportamento dos consumidores mudou. Cada vez mais, eles estão presentes na internet e esperam que as lojas das quais eles compram, também estejam. Se sua loja não está onde seu cliente precisa e procura, a sua marca pode ficar fora dos negócios. Essa é mais uma das formas que um catálogo digital pode ajudar a sua loja, Com a presença online, você alcança um público que conversa diretamente com a sua marca e só tende a crescer.
Disponibilizar informações sobre os seus produtos na internet, pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio significativamente. Isso porque, a comunicação da sua marca e do seu leque de ofertas, alcançará muito mais clientes que um catálogo impresso conseguiria. Essa diferença, contribui inclusive para que você alcance novos públicos e mercados.
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Benefícios do catálogo digital
Se você possui uma loja online, já sabe que o alcance da sua marca em ferramentas de pesquisa, como o Google, é importante para o aumento das suas vendas. Com o catálogo digital, você aumenta acrescenta uma nova porta de entrada para seu site. Desta forma, a visibilidade da sua loja aumenta, assim como o reconhecimento da marca e as vendas.
Utilizando uma catálogo digital, você reduz seus custos aumentando seus lucros consideravelmente, ja que o preço do catálogo digital se restringe apenas ao custo da própria ferramenta. Já aqueles que são impressos apresentam custos com design gráfico, gráficas e alterações ao serem atualizados e as lojas virtuais, marketplaces e aplicativos de pedidos possuem planos, taxas de administração e comissão nas vendas.
A praticidade, facilidade de uso são benefícios incríveis do catálogo digital. Você compartilha o link, o cliente entra, escolhe e você recebe uma mensagem automática no seu WhatsApp com o contato do cliente e o que ele deseja com um link para o produto de forma a fazer a conferência se necessário.
Outros usos
Outro uso interessante para o catálogo é utiliza-lo como cardápio, disponibilizando o link na entrada na entrada do restaurante ou lanchonete, ou na própria mesa, e o cliente pode fazer suas escolhas no próprio celular.
Pode também ser utilizado como facilidade de compartilhar informações com varejistas e revendedores. Contando com um catálogo de produtos online, distribuidores e depósitos conseguem reunir de forma otimizada e padronizada todas as informações dos seus produtos para consulta dos varejistas e revendedores.
Clientes diferentes, têm necessidades diferentes. O catálogo digital permite personalizar a proposta de oferta de produtos de acordo com o que mais combina com o perfil de seu cliente. Você pode distinguir seu público com preferências, identidade de marca, imagens e etc. Para que cada vez mais, você indique o produto certo, para o cliente certo. E, sem dúvidas, o catálogo pode te ajudar nessa tarefa.
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Dicas para criação do seu catálogo Digital.
É importante que você mantenha todas as informações atualizadas, desta forma seu público sempre verá ofertas e informações corretas sem conflitos na venda. Uma exibição precisa do que você está vendendo, reduz desentendimentos e economiza tempo.
Utilizando nosso catálogo digital, você conta com a grande facilidade de que não necessitará ter dois trabalhos, cadastrando todas as informações e imagens dos produto duas vezes. O catálogo digital utilizará as informações do seu cadastro de produtos no sistema e você poderá informar quais produtos deseja que constem no catálogo.
Seu pedido chegara no seu Whatsapp Business ou não e você só precisará responder na mesma mensagem. Simples demais.
Planeje seu catálogo
- Comece pensando no seu processo de vendas. O que seu cliente quer saber sobre seu produto?
- Pense em uma descrição resumida para cada item.
- Insira até 5 imagens de cada produto se necessário.
- Disponibilize no catalogo inicialmente, os produtos que mais vendem e promoções.
- Altere regularmente o conteúdo para dar um ar de novidade a seu catálogo.
- Explore o lado racional das informações e conteúdo e emocional que consiste na experiência de uso, navegação e beleza das imagens.
- Combine seu catálogo digital com a maquininha integrada ao sistema, o recedimento pelo WhatsApp e a conta digital grátis, para ampliar ainda mais as facilidades ao seu cliente e aumentar as vendas.
Agora que você já sabe o que é e como ele pode te ajudar, que tal começar a criar o seu próprio catálogo digital?
Caso tenha tempo, orçamento e prefira trabalhar com uma loja virtual, veja AQUI como integrar com o sistema de vendas.
Se sua preferência é pelo Mercado Livre, veja AQUI como integrar com o sistema de vendas e AQUI como vender no Mercado Livre.
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Até a próxima e sucesso.
Laierte Rodrigues Dias