Existem dezenas de plataformas de mídia social disponíveis para uso eficiente pelas empresas, e as que você vier a utilizar podem desempenhar um papel importante no sucesso do seu negócio, seja em tempos normais ou nestes mais difíceis em função do COVID-19.
Algumas das melhores plataformas de mídia social para negócios, como Facebook e Instagram, tornaram-se ferramentas essenciais na caixa de ferramentas do empreendedor moderno. Cada vez mais consumidores estão usando esses canais para encontrar novas empresas e se envolver com suas marcas favoritas. No entanto, a maioria das empresas não pode estar em todo lugar ao mesmo tempo, especialmente pequenas empresas com orçamentos de marketing apertados. Por isso é vital que as empresas sejam estratégicas sobre quais plataformas de mídia social irão trabalhar para criar sua presença digital.
A chave para o marketing de mídia social bem-sucedido é a escolha da melhor, ou melhores, plataformas de mídia social para o seu negócio. Isso irá se basear em vários fatores, incluindo o tipo de negócio, que público-alvo você está buscando alcançar, suas metas específicas e muito mais.
Preparamos um guia rápido e simples para escolher as melhores mídias sociais para negócios, considerando as mais utilizadas no Brasil.
O PONTO
Todo comerciante quando vai abrir um negócio, por mais que não seja um administrador, sabe que quanto mais pessoas passarem na sua porta, melhor sucedido será seu negócio. Automaticamente este negociante sabe que é de um bom ponto que precisa. O mesmo se aplica ao negócio ONLINE, escolher o posicionamento na internet, é como escolher o local e a clientela para qual você quer trabalhar. Estar no local errado e com as pessoas erradas, pode ser crias falsas expectativas, ser trabalhoso e não gerar resultados.
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CONFIABILIDADE
É o resultado que se tem ao trabalhar um negócio nas redes sociais. É uma estrada que se inicia na criação do perfil e da página, que resultará em uma identidade virtual conforme você for incrementando informações e participando de grupos e comunidades. A partir dai, o conteúdo e a qualidade de suas atividades, irão criar a reputação para esta identidade.
Reputação esta, que passará pelo julgamento destes seguidores e concretizará ou não a confiabilidade que poderá então lhe gerar lucros contínuos e consistentes.
Mostre na rede o que sua empresa faz. Os clientes vão conhecer o seu negócio além do nome e você conseguirá transmitir também seus valores.
TEMPO E ENGAJAMENTO
O Brasil é o segundo colocado global em tempo gasto em cada visita as redes sociais, com com 150 milhões de usuários, com médias de 3 horas e meia por dia, sendo duas apenas em redes sociais, 21 minutos por visita e velocidade de 20 Mega. No rastro desta onda, vai o faturamento das empresas ON-LINE.
Mas a média de Alcance orgânico é de 2% do seu total de seguidores, com uma Média de engajamento de 4,5% o que dá um resultado de engajamento de menos de um por cada mil seguidores a cada postagem.
Não espere que visitantes de redes sociais comprem imediatamente, em média, um visitante de redes sociais vai se converter depois de 3 visitas.
Isso quer dizer que você vai precisar focar em fazer as pessoas continuarem a voltar para o seu site se você quiser mais vendas.
OPÇÕES DE POSICIONAMENTO ON-LINE
As mídias sociais mudaram tudo e variedade de opções sociais é absurda, dificultando entendimento e posicionamento. Pensando nisso, Brian Solis e JESS3 lançaram o The Conversation Prism, que é um mapa visual do cenário das mídias sociais. É um estudo em andamento em etnografia digital que rastreia redes sociais dominantes e promissoras e as organiza de acordo com o modo como são usadas na vida cotidiana. A mídia social democratizou as informações e mudou as estruturas de influência. Apesar da última atualização do The Conversation Prism ter sido em 2013, apresenta ainda uma boa ideia de posicionamento empresarial. Visitando o site no link acima, você poderá baixar a imagem abaixo em alta qualidade para sua pesquisa.
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Facebook é a rede social mais utilizada pelas empresas, contando com com a fidelidade de quem acessa a internet regularmente. É uma plataforma intuitiva e bem simples de administrar. No Facebook é possível postar de tudo, de conteúdo escrito a fotos, vídeos e gifs. Usuários possuem perfiz e as empresas possuem páginas que se diferenciam do perfil dos usuários, pelo fato de que é possível “curtir” a página e seguir suas atualizações. Junto com o Instagram, é uma das redes sociais mais abertas para o investimento de empresas e que conta com várias ferramentas para ajudar os administradores a cuidar de suas páginas ou “fan pages”. É possível pagar por facilidades que alcançarão mais pessoas, o chamado impulsionamento.
É a rede ideal para quem trabalha com produtos que tenham um apelo visual muito forte, como comida, roupas, artigos para bebês e maquiagens. Entretanto o Instagram se preza por imagens de ótima qualidade, então vale a pena fazer algum investimento técnico nesse sentido antes de se aventurar nesta rede.
É uma excelente forma de garantir uma interação rápida e direta com os clientes e para divulgar promoções e novidades de seu negócio. Entretanto com o tempo o usuário começa a ficar sobrecarregado de tweets, e sua publicação só será vista se o seu se ele visualizar no seu perfil. Por isso o Twitter é recomendável para empresas que tenham bastante conteúdo, a possibilidade de atualizar diariamente sua conta ou ainda queiram monitorar audiência por hashtags, como fazem os programas de tv.
YOUTUBE
O site adquiriu contornos de rede social, uma vez que é possível comentar, compartilhar, curtir os vídeos e interagem com sua audiência. Os vídeos são excelentes ferramentas para ajudar a vender um produto. É a oportunidade de o cliente ver o funcionamento e a aparência do que quer comprar. Mas as possibilidades, quando se mantém um canal no YouTube, não param por aí, pode-se diferenciar dos concorrentes aproveitando o potencial dos vídeos para treinamentos e esclarecimentos.
VÁRIAS REDES
Estar presente em várias redes sociais pode ser uma ótima resposta, mas use cada degrau de uma vez. Invista em uma rede, aprenda e conquiste seus resultados. Depois comece a migrar para outras.
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MUDANÇAS DE HÁBITOS
A cada ano, surgem dezenas de novas redes sociais e outras morrem ou ficam em segundo plano. Como devem ter notado, nesta atualização não abordamos o Google+ nem o Tumblr, exatamente por este motivo em nossa região.
Por outro lado, novos personagens como o TIK TOK apareceram e o SNAPCHAT vem ressurgindo. É necessário ficar a atendo a estas mudanças nos hábitos dos internautas.
NÃO ESQUEÇA DO SITE
O SITE é a forma da empresa ser reconhecida e ficar ativa 24 hs por dia.
Não é uma rede social, mas em um site você pode distribuir de forma mais amigável e organizada, todas as informações sobre sua empresa e produtos que deseja apresentar aos seus clientes. Com o tempo ele pode ainda incluir loja para venda automática ou pedidos.
Um grande especialista no assunto já disse que ”… Site sem divulgação é como outdoor em um porão…”. Divulgue seu site em toda mídia possível, seja social, eletrônica ou impressa.
Os custos de registro e hospedagem hoje são bem baixos e existem ainda diversas ferramentas gratuitas.
Google meu negócio
O Google Meu Negócio não é uma rede social, mas da mesma forma que o SITE, é uma poderosa ferramenta gratuita e fácil de usar que possibilita que empresas e organizações gerenciem a presença on-line no Google, inclusive na Pesquisa e no Maps. Ao verificar e editar as informações comerciais, você ajuda os clientes a encontrar sua empresa.
Saiba como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde eles são. Também é possível ver informações como quantas pessoas ligaram diretamente para você usando o número de telefone exibido nos resultados da pesquisa local na Pesquisa Google e no Maps. Quando estiver tudo pronto, você poderá criar e acompanhar o desempenho das campanhas inteligentes para divulgar seu trabalho.
Algumas estatísticas Mundiais para apoiar sua decisão
Utilização por dispositivo – Destaque para celulares.
Sites de busca – Domínio do Google.
Uso de redes sociais no Brasil – Março de 2020 – Destaque para o Facebook.
Uso de redes sociais no Mundo – Março de 2020 – Destaque para o Facebook.
Variação do uso de redes sociais no Brasil – Últimos 12 meses – Destaque para o Facebook.
Variação do uso de redes sociais no mundo – Últimos 12 meses – Destaque para o Facebook.
Contadores
Condições especiais
para seus clientes
Percentual de utilização dentro de cada geração.
- 90% dos Millenials – Nascidos entre 1981 e o início dos anos 2000.
- 76% da geração X – Nascidos entre 1961 e 1981;
- 48% dos Baby boomers – Nascidos entre os anos de 1946 e 1960.
A PUBLICAÇÃO
Roteiro rápido
- Decida qual ou quais redes vai utilizar.
- Aprenda a utilizá-la bem.
- Preencha o máximo de informações possíveis no perfil.
- Atualize regularmente.
- Poste conteúdo criativo e agregue aos seus seguidores. Lembre-se dos três pilares das redes sociais: relacionamento, entretenimento e aprendizado.
- Não veja a rede social como publicidade gratuita, invista.
- Acompanhe os resultados de suas ações, encontre os pontos fortes e fracos e evolua.
REDAÇÃO E FONTES:
- Laierte Dias
- EDS Marketing
- Neil Patel
- The conversation Prism
- StatCounter
- IBGE
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Até a próxima e sucesso.
Laierte Rodrigues Dias