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Vendas

Como atrair novos clientes

Você quer atrair novos clientes para a sua loja e não sabe como? Ou todas as alternativas parecem fora do seu orçamento? Fique tranquilo, esse é um desafio presente em diversas lojas do Brasil. 

Desde as pequenas lojas de bairro até as grandes redes, o objetivo é um só: vender mais. Seja pela concorrência acirrada, pelos altos custos de investimento em propaganda ou, até mesmo, pela economia estagnada, esse desafio só cresce.

Neste artigo, reuni algumas dicas para você conseguir novos clientes, sem gastar muito. Confira!

1 – Saiba exatamente quem é seu público

O seu público é o cliente que vai até a sua loja e adquire os seus produtos. Muitas vezes, idealizamos o cliente ideal. Imaginamos a pessoa que nós gostaríamos de atender, mas que nunca visitou a nossa loja. Você já parou para pensar nisso?

Analisar o seu público é fundamental para guiar o seu negócio ao sucesso. A partir do momento que você entende o seu cliente e consegue listar todas as características dele, fica mais fácil atrair pessoas semelhantes.

No caso de você imaginar um público fora do padrão do seu cliente, acaba afastando pessoas realmente interessadas em adquirir os seus produtos. Sabe porque? Se você está mirando em mulheres jovens até 25 anos, por exemplo, mas o seu público são mulheres a partir dos 40 anos, por mais que você invista em publicidade, os resultados podem ser decepcionantes.

Isso porque, você tem muito potencial em trazer mais mulheres de 40 anos, mas está comunicando para mulheres de 20 anos, que não estão interessadas na sua loja.

Como o nosso objetivo é não gastar muito, entender o seu cliente é importante para colocar os seus esforços no caminho certo. Desta forma, você obtém melhores resultados, otimiza seu tempo e proporciona uma melhor experiências para os seus clientes.

2 – Estabeleça metas para a conquista de novos clientes

Atrair novos clientes é um desafio para você? Abrace essa meta!

A conquista de novos clientes deve estar no seu planejamento comercial e deve ser comunicado a todo o time. Desta forma, toda a sua equipe irá trabalhar para este objetivo. 

A criação de metas é um assunto delicado, embora muito presente no ambiente comercial, ela também pode desanimar a sua equipe. Por este motivo, ao criar as metas, envolva seus vendedores e análise os resultados anteriores. Se você nunca monitorou as suas vendas antes, é importante começar aos poucos. 

Veja a média de vendas mensal e determine um valor superior como meta. E um incentivo é sempre bom, né? Um bom exemplo, são empresas que possuem premiação especial para o vendedor que fechar mais vendas para novos clientes. Combine um bônus ou prêmio por período (mensal, trimestral, anual) e incentive seus vendedores!

3 – Faça do atendimento o maior trunfo da sua loja

Existem muitas formas de conquistar um cliente, como um produto de qualidade, a rapidez na entrega e um bom preço, são alguns exemplos. Mas, acima de todos eles, está o atendimento

Ser bem recebido na loja e ter um atendimento de qualidade, faz a diferença para o seu consumidor. Além disso, quanto mais ele se sentir à vontade e feliz na sua loja, maior a possibilidade de ele indicar para um amigo. E, tenha certeza de uma coisa, o boca-a-boca é uma das ferramentas de marketing mais poderosas.

Tenha um atendimento diferenciado e lembre-se: cordialidade e sorriso no rosto são fundamentais!

4 – Promova eventos

Se quando falamos em eventos, o seu primeiro pensamento é “será que tenho dinheiro para isso?”, fique tranquilo. Existem maneiras que não comprometem o seu orçamento e ajudam na promoção da sua loja.

Uma delas é o famoso coquetel de lançamento. Optando por ele, você pode preparar uma mesa com algumas comidinhas para promover o lançamento de um novo produto ou coleção. Use a criatividade para decorar o ambiente e lembre-se: o objetivo principal é apresentar os seus produtos. Capriche no bom atendimento e faça com que os seus clientes se sintam bem.

Além disso, você pode estabelecer parcerias e ficar ainda mais tranquilo ao promover o seu evento. Por exemplo, digamos que você tem uma loja de utilidades domésticas e quer promover o lançamento de um novo eletrodoméstico. Você pode conversar com a empresa que cria esse produto, se ela fornece brindes ou até mesmo um profissional para fazer uma demonstração. Pode conversar com alguém que faz salgadinhos e deixar que a pessoa exponha a marca dela, o mesmo pode se aplicar para a decoração. Essa troca é importante para todas as partes e pode fazer a diferença!

5 – Use o marketing digital para fazer propaganda

Para aumentar a abrangência da sua comunicação, o marketing digital pode ser uma excelente alternativa. Além de manter redes sociais ativas e atualizadas, investir parte do seu lucro em marketing ajudará não só nos números online, como em vendas reais.

O marketing digital tem vantagens frente ao marketing convencional em diversos pontos. Com ele você consegue atingir o seu público com mais precisão, além ter acesso a todos os resultados. Ou seja, muito mais confiável e ecológico que sair distribuindo panfletos por aí!

Um orçamento limitado não pode impedir o seu negócio de prosperar, entenda o seu cliente, invista em ações gratuitas e aproveite as oportunidades. Boas vendas!

Elaborado por parceiro.

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Até a próxima e sucesso.

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