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Complementar

Como manter a empresa e sobreviver a crise. Parte 9

Clientes

Uma vez planejadas e postas em ação as bases para a sobrevivência de acordo com o planejamento realizado, você será capaz de olhar novamente para o mercado e buscar minimizar os impactos sofridos pela queda de receita.

Clientes recorrentes

Consegue identificar clientes que compram sempre os mesmos produtos na sua loja? Ligue para eles, informe que está trabalhando com Delivery, ofereça para entregar em casa todos os dias se necessário. 

Amplie o espectro de clientes alvo

Que tipo de público-alvo consumia seu produto ou serviço? Qual poderia buscá-lo agora? Encontre novos grupos de pessoas ou empresas, com características e comportamentos semelhantes, que tenham interesse em utilizar seu produto ou serviço.

Busque identificar a possibilidade de ampliar seus clientes alvo. Elabore formas criativas de oferecer seus produtos ou serviços a pessoas físicas se trabalha apenas para jurídicas e vice verça. Muitas vezes, apenas agregando algum valor e estes produtos, você poderá realizar esta inversão ou ampliação do público como desejar.

Esteja atento a oportunidade de novos públicos e mercados e esteja principalmente atento a mudança do comportamento do consumidor que se apresenta neste momento de crise que irá se alterar com a passagem do tempo.

Delivery

Principalmente os negócios de alimentação, estão sendo altamente sacrificados com esta pandemia. É interessante, apesar de nunca ter passado pela sua cabeça em função da tradição ou formato de seu restaurante, criar uma estrutura própria de Delivery, se você confiar o suficiente na fidelidade de seus clientes e força da sua marca, é uma opção a considerar.

Outra é opção seria sacrificar um pouco do lucro e se associar a um aplicativo de Delivery que lhe cobrará uma taxa administrativa. É melhor ganhar menos que não vender. Siga o exemplo do BURGUER KING.

Antecipação, encomenda, reservas ou faturamento direto.

Esses são recursos de que pode lançar mão sem possuir a mercadoria ou serviço no momento da venda, são recursos valiosíssimos neste momento. São ações que vão gerar receita imediata para custo futuro. Exemplos:

  • Vale presente / Desconto
  • Encomenda para entrega futura
  • Reserva para entrega futura (na realidade uma encomenda)
  • Faturamento direto do fornecedor. Modalidade onde o fornecedor vai faturar direto para seu cliente e lhe comissionará. Uma série de custos são eliminados nessa modalidade. Muitas vezes uma comissão que pareça pequena e na realidade maior que o lucro normal apos todos os descontos. Ou ainda uma solução para falta de estrutura no momento.

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Até a próxima e sucesso.

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