pronto-sistemas-sobreviver
Complementar

Como manter a empresa e sobreviver a crise. Parte 5

A equipe

Envolva a equipe

A colaboração da equipe e extrema importância para as ações da sua loja, principalmente quando se precisa cortar gastos. Atividades cotidianas, por mais simplórias que pareçam, podem trazer grande economia. Crie metas e recompense baseado na economia realizada.

Uma alternativa que pode engajar o seu time na redução de custos é a criação de metas. Defina um período e um objetivo, por exemplo, a redução da conta de energia no próximo mês. Se a meta for alcançada, utilize parte do dinheiro economizado para recompensar os seus colaboradores pela ajuda.

Adote um banco de horas e faça revesamento

Utilizar um banco de horas é uma ação corriqueira nas grandes empresas e pode ser uma boa opção para que sua loja elimine o custo das horas extras aos funcionários.

Com horas adicionais, os seus colaboradores poderão emendar feriados ou prolongar as férias. Tome cuidado apenas para não ferir as leis trabalhistas. É importante que a equipe receba a compensação dessas horas dentro das regras do acordo sindical de sua categoria, que pode ser semestral ou anual.

Realoque os colaboradores para atender as novas demandas

Alguns dos seus colaboradores, podem ficar ociosos por um tempo, e é provável que novas demandas surjam a partir do momento que sua empresa comece a se adequar e entender melhor o cenário de crise.

Mostre com transparência a seus colaboradores que precisa de apoio nas novas tarefas, para que estejam sempre alinhados com os objetivos que irão garantir a sobrevivência da empresa no curto prazo e o bem comum de todos.

Reavalie os benefícios oferecidos

Outra opção que pode trazer grande redução de custos pelo menos neste período, seria a revisão dos benefícios oferecidos pela sua empresa. Além dos obrigatórios ha outros que foram sendo adicionados ao longo do tempo, em função de lucratividade ou produtividade e que hoje podem ser extintos?

Novamente cuidado, não mexa nos obrigatórios e em algum que seja resultado de acordos sindicais.

Considere dar férias coletivas

Férias coletivas são uma grande opção quando se trata de reduzir custos bruscamente. Diante das férias coletivas, seu negócio também economizará com custos fixos e variáveis do trabalho do dia a dia.

Valorize e incentive o trabalho em home office.

As grandes empesas já identificaram e estão incentivando o trabalho remoto como forma de reduzir o contato social entre as pessoas. As pequenas e médias também podem se beneficiar desta facilidade. Avalie a prática sempre que possível. No mínimo seu pessoal administrativo com certeza pode trabalhar em casa.

Trabalho de home office não é suspensão ou férias, além do isolamento social ser ferramenta fundamental para conter a disseminação, seu funcionário continuará exercendo as atividades, mas alguns custos poderão ser reduzidos.

Providencie as facilidades que permitam isso, como o colaborador levar seu computador e celular corporativo, mas crie entretanto formas de medir ou verificar a produtividade deste colaborador.

Ótimas ferramentas gratuitas estão a disposição para conferências e conversas online com seus funcionários, como é o exemplo do Jetsi Meet, que nem precisa de cadastro,.

De acordo com a Medida Provisória n° 936, de 2020, é possível reduzir a jornada de trabalho e o salário em 50% por exemplo. Isso somado a redução de benefícios é uma boa ajuda no orçamento.

pronto-sistemas-webinar.jpg

Demissão em último caso

Evite ao máximo a possibilidade de demissão de funcionários. A dispensa poderá causar impacto maior na reserva financeira da empresa.

Além disso, a situação atual requer de todos algum sacrifício de todos, inclusive das empresas, para manter e economia rodando e possibilitar que o todo não seja comprometido.

Terceirize

Avalie a possibilidade de terceirizar algum ponto da sua operação, levando-a para fora da empresa. sem comprometer a operação, se tornar redundante ou que realmente não possa ser realizado por um dos colaboradores existentes. O importante de ter em mente é nunca terceirizar serviços que são essenciais para o negócio.

Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigosvisite nosso SITE e siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebookconheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.

Até a próxima e sucesso.

Deixe uma resposta