Datas comemorativas, como Natal, Páscoa, dia das crianças e Dia das Mães, sempre foram e sempre serão muito importantes para o comércio em geral, que aproveita essa oportunidade para ampliar as vendas e impulsionar resultados. Mas com o passar do tempo outras datas também passaram a ganhar destaque, como é o caso do Dia dos Pais e na Black Friday.
Para ter sucesso de vendas no Dia dos Pais é indispensável que você faça um bom planejamento e crie estratégias específicas para esta data. Saber como se posicionar em meio a todos os outros concorrentes que também utilizarão da mesma data como apelo, pode fazer toda diferença.
Quer saber como ampliar as vendas no Dia dos Pais? Confira neste artigo nossas dicas e não perca a oportunidade de aumentar as vendas da sua loja!
01. Entenda o que os pais gostariam de ganhar
Ao iniciar o planejamento da sua ação de Dia dos Pais, você deve pensar estrategicamente quais produtos/serviços podem despertar mais interesse para os pais. Faça uma seleção de produtos variadas, pensando desde um ticket médio de compra menor para aqueles filhos que não possuem tanto orçamento, até produtos mais luxuosos, que terão um ticket médio acima do normal.
Uma pesquisa realizada pelo Google Survey em 2019, aponta que é preciso estar atento a dois públicos, os pais que irão ganhar o presente e querem ter suas expectativas atendidas, mas também os filhos, afinal eles são parte decisiva na hora da compra. Mesmo em tempos de pandemia, essa característica não ira se alterar.
Essa dificuldade em escolher os presentes para os pais, abre uma janela de oportunidade para que você e seu negócio conquistem novos clientes. Segundo o estudo do Google Survey, no ano passado 7 em cada 10 filhos estariam dispostos a comprar em um novo varejista e 61% tinham como pretensão dar um presente de uma categoria diferente.
O que os pais gostariam de ganhar
02. Monte kits promocionais
Depois de fazer um planejamento estratégico, analisando o público e seu potencial de compra. Chegou a hora de estruturar as ofertas!
Uma ótima opção, é montar kits promocionais. Essa ideia se encaixa muito bem com a questão que abordamos anteriormente do valor de ticket médio que o seu cliente poderá gastar. Ao elaborar kits especiais , você além de facilitar a vida do cliente, pois ele não vai precisar montar um kit por si só, você ainda tem a oportunidade de adicionar produtos variando modelos, preços, peças e outras categorias.
Caso seu público ou produtos sejam bem variados, você pode montar kits que agradam cada nicho específico, separando os kits por perfil de cliente ou então por segmento de produto.
03. Tenha vale-presentes
É natural que muitos consumidores não saibam o que comprar para o seu pai, e muitos inclusive acabam deixando essa decisão para o último dia. É nesse momento de dúvida e apreensão, que o Vale Presente pode ser uma excelente saída.
A lógica de ter vales é muito semelhante a dos kits, só que ao invés de você definir os produtos, você deixa aberto para que o pai tenha a liberdade de escolha. Por isso é importante ter vales com valores bem variados.
O grande trunfo do vale, é que ele abre a opção de você vender além do valor que foi dado de presente, dando brecha para para estratégias de venda casada, por exemplo.
04. Aposte na exposição da vitrine
Em datas comemorativas o varejo se transforma e todos querem mostrar que também estão fazendo ofertas e por dentro da data. Por isso, busque alternativas para que sua loja não passe despercebida em meio a demais.
Aproveite a força da vitrine, ela é uma das principais formas de atrair novos clientes para a loja física. Mas nada de fazer mais do mesmo, aposte na criatividade! Faça uma boa composição de produtos, destacando os diferenciais da sua campanha de Dia dos Pais, sejam eles kits, seleção especial ou ofertas.
Explores itens de decoração e invista em uma boa iluminação para a sua vitrine, sempre levando em consideração o bom senso para evitar excessos e poluição visual.
05. Divulgue sua ação online e nas redes sociais
Nunca foi tão importante utilizar as redes sociais para potencializar o seu negócio. E é claro que para aumentar as vendas você deve divulgar sua campanha de Dia dos Pais por lá também.
Além de estarem de olho nas vitrines das lojas físicas, os clientes costumam buscar informações sobre presentes para a data no Google, em sites e lojas online e também nas redes sociais.
Por isso a importância de estar presente nesses canais. Faça comunicações divulgando as promoções para a data, invista em pequenos vídeos para compartilhar no stories, ative seus kits também em seu site ou catálogo digital. Busque todas as alternativas possíveis para facilitar a vida do cliente.
Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigos, visite nosso SITE e siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebook, conheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.
Até a próxima e sucesso.