Introdução
A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus tem causado enormes prejuízos à economia global, atingindo não só a saúde da população como também a das empresas, que foram obrigadas a fechar ou estão diante de uma queda considerável na sua receita ou até mesmo sua extinção.
A loja pode ter fechado, mas você não pode parar de trabalhar certo? Sua prioridade no momento deve ser manter a segurança de sua família e os seus funcionários. Posteriormente vem a questão de como manter a empresa e sobreviver a crise. A família, seus funcionários e sua empresa precisarão muito de sua dedicação. Mantenha suas informações atualizadas e sob controle, ficando atento as novas facilidades para sua empresa e seu setor, que estão sendo divulgadas pelo governo, ONG´s e por seus fornecedores.
Não existe receita ou fórmula mágica que seja aplicada a todas as empresas, mas existem as melhores práticas que podem iluminar seu caminho. Elas possibilitarão que você crie estratégias de curto e médio prazo que ajudarão sua empresa sobreviver a crise.
Caso sua loja esteja fechada e você ache que isso é uma situação impossível de lidar, imagine-se então na posição da família Dalla Vecchia proprietária das Lojas Cem, com 278 lojas, todas fechadas e mais de 11 mil funcionários.
Eles não desistiram, pelo contrário, estão falando em investimento e ampliação de 100 lojas e do centro de distribuição. Essa posição razoavelmente confortável a curto prazo, vem de uma cultura empresarial tradicional e conservadora, onde os imóveis das lojas são próprios e as vendas alicerçadas em carnês, com já abordamos aqui no artigo: Crediário próprio na sua loja. Eles realizaram seu planejamento e traçaram um plano de ação a curto prazo, que além de outros detalhes, contou com a colocação dos funcionários em férias coletivas.
Deste último paragrafo, saltam aos olhos as palavras planejamento e plano de ação. Este também deve ser seu caminho.
Dividiremos este artigo em quinze partes para facilitar o entendimento e aplicação.
- Parte 1 – Índice
- Parte 2 – Introdução
- Parte 3 – Planejamento
- Parte 4 – Talvez
- Parte 5 – Equipe
- Parte 6 – Custos
- Parte 7 – Gestão
- Parte 8 – Dívidas
- Parte 9 – Clientes
- Parte 10 – Internet
- Parte 11 – Marketing
- Parte 12 – Fornecedores
- Parte 13 – Recursos
- Parte 14 – Capacitação
- Parte 15 – Conclusão
Volte a qualquer momento ao índice, para se orientar melhor na navegação enter páginas e consultar novamente algum tópico.
Boa leitura e boa sorte em seus planos e seu futuro.
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Até a próxima e sucesso.