gestão financeira
Gestão

Como cuidar da gestão financeira da loja de forma fácil.

Organizar a gestão financeira da loja é uma das maiores preocupações dos gestores. E mesmo com toda a abordagem do assunto em eventos do setor, fórum de empreendedores e sites de administração, sabemos que ele ainda gera incertezas no dia a dia. O resultado dessa dificuldade é a persistência do problema, o que muitas vezes gera até o fechamento do negócio.

Isso acontece porque, muitas vezes, as empresas ficam focadas em atender de forma eficiente a parte comercial. E, mesmo quando o comercial está com tudo rodando, os outros setores não são amparados. Uma das consequências da falta de gestão é o crescimento do negócio e a dificuldade na tomada de decisões.

E a sua empresa como está? Se uma boa organização financeira é uma das metas do seu negócio, neste artigo abordaremos alguns pontos que podem ser trabalhados.

Para iniciar a gestão financeira, verifique a situação financeira atual

Antes de começar a organizar as finanças, é preciso revisitar o seu passado e o andamento atual da sua loja. Verifique pontos como:

  • A sua empresa está sendo lucrativa?
  • Os produtos estão dando retorno?
  • Quais a contas a pagar e receber abertas

Este planejamento prévio é fundamental para dar os próximos passos. Com ele você otimiza os resultados e evita desequilíbrios futuros.

Muitas vezes, essa tarefa de colocar todos os números no papel e analisar é demorada. Além disso, sabemos que algumas pessoas chegam a ter medo de ver todas as contas e descobrir prejuízos. Mas, essa ação é super importante e mesmo quando encontrar números não tão agradáveis, pense nas oportunidades.

Descobrir o início de uma crise com antecedência, permite um planejamento maior para buscar soluções e colocá-las em prática.

Nunca misture as finanças pessoais com as da organização

Este é um erro muito comum, principalmente em negócios pequenos. Muitas vezes o dono da loja também é o financeiro, vendas e marketing. Ou seja, a empresa tem apenas um funcionário. Nestes casos, quando a organização do negócio é enxuta, este “problema” é ainda mais perceptível.

Mesmo em casos de micro empresas, não é conveniente misturar as contas da empresa com as pessoais. Isso inclui a retirada de algumas notas do caixa para fazer uma compra rápida. Pode parecer simplório e que não fará a diferença, mas quando a exceção vira um hábito, você precisa ficar atento.

Verifique os riscos de um investimento

Está pensando em ampliar o seu negócio e está cogitando um investir mais dinheiro? Por menor que seja a quantia que você pretende investir, verifique sempre o risco envolvido. Averigue a fonte do investimento, o capital aplicado e a expectativa de retorno.

Se a fonte de capital for de terceiros – ou seja, seja providenciada por meio de empréstimos ou financiamentos -, atente para a taxa de juros, garantias e condições de pagamento.

Muitas vezes, solicitar o acompanhamento de um especialista na área, garante mais segurança para você e para o seu negócio. Desta forma, você pode investir sem medo de passar apuros na sua gestão e ver a sua empresa crescer cada vez mais com segurança.

Cuidar do financeiro da sua loja pode entretanto, ser muito mais fácil com um sistema de vendas e gestão OnLine que você pode acessar que qualquer lugar.

Você pode, e deve, lançar mão da tecnologia para te ajudar.

Existem algumas ferramentas e métodos que ajudam você na hora de organizar as finanças do seu negócio. São modelos que foram estudados e auxiliam empresas em todo o mundo, da mais pequena até as grandes corporações multinacionais.

Separei alguns exemplos abaixo:

 

Fluxo de Caixa

permite o acompanhamento de todas as entradas e saídas do caixa de uma empresa por um certo período de tempo. Com ela, é possível ter controle dos compromissos a serem honrados no curto prazo e também permite a realização de projeções. Existem softwares específicos para fluxo de caixa, mas você consegue utilizar tranquilamente uma Planilha no Excel ou no Google.

Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) 

serve de complemento ao fluxo de caixa. Com este recurso, é possível saber o resultado líquido da empresa em um determinado espaço de tempo. O DRE pode ser feito em uma planilha do Excel ou Google ou também por meio do uso de softwares de gestão financeira.

Orçamento

Com certeza você já ouviu falar e já recebeu um orçamento, não é mesmo? Este documento permite que sejam organizados e calculados os recursos da produção. Além disso, contribui para que estes recursos sejam utilizados de forma consciente pelos gestores e funcionários. Quais são todos os dados que você quer mostrar no orçamento? Organize-os em um documento de Word, no Google Docs ou em um Sistema de Gestão como o nosso e facilite a organização do seu negócio.

Sistemas de cobrança

Estes recursos tornam automático o processo de cobrança, facilitando o controle da gestão financeira. Eles diminuem a realização de atividades manuais e automatizam a inclusão de informações financeiras.

Software de gestão financeira na nuvem

Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade softwares que permitem o melhor desenvolvimento das atividades da empresa. Alguns possuem armazenamento na nuvem, o que possibilita ao usuário ter acesso às informações de qualquer lugar e dispositivo. Um modelo comum, que citamos acima, é o Google. Com a parte de documentos, você gera planilhas e apresentações de forma segura e gratuita. Mas, caso o seu negócio precise de mais funcionalidade, considere contratar o nosso sistema que é especializado pro seu segmento.

Facilidades para a gestão financeira:

Contas a Pagar (Despesas) com uma interface amigável, incluindo totalizadores e filtros de pesquisa.

contas a receber

Contas a Receber (Recebimentos) com uma interface amigável, incluindo totalizadores na tela e filtros de pesquisa.

contas a receber

Fluxo de caixa – Com um leiaute gráfico e intuito, onde você consegue separar de forma fácil o previsto do realizado, sem a necesidade de entender planilhas complexas.

fluxo de caixa

DRE – Demonstrativo de resultados no execício – contendo o CMV.

Contas bancárias e Mensalidades – Com a mesma amigabilidade no leiaute.

Conheça aqui um sistema de vendas e gestão completo que cabe no seu bolso.

Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigosvisite nosso SITE e siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebookconheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.

Até a próxima e sucesso.

Deixe uma resposta