Erro windows 7
Equipamentos

Porque você deve trocar o Windows 7 e o Windows 8.1 e tomar cuidado com o Windows 11.

A Microsoft finalizou o ciclo de vida e automaticamente o suporte a esta versão de seu sistema operacional em 14 de janeiro de 2020.  Já o Windows 8 terminou em 12 de janeiro de 2016 e agora em 10 de janeiro de 2023 é a vez do Windows 8.1.  Eles estão mais do que ultrapassados, inseguros, incompatíveis e oficialmente  no passado.

Impulsione suas vendas

Conheça nossos livros sobre vendas e negociações

Mas o que acontece se eu continuar utilizando Windows 7, 8 ou o Windows 8.1?

Em primeiro lugar seu computador passa a estar em perigo de invasões porque as atualizações de segurança não serão mais realizadas. 

Em paralelo, acessórios, componentes do computador, sistemas e aplicativos, passarão a não funcionar mais a qualquer momento sem justificativa plausível ou possibilidade de reparo, simplesmente porque receberão atualizações para as quais o sistema operacional não estará mais pronto para atender.

Esta situação já se iniciou, porque algumas plataformas como o Net.Framework nesses sistemas,  não são mais atualizadas pela Microsoft e sistemas aplicativos que dependem dela como os sistemas de vendas e emissão de notas locais, e sistemas bancários que dependem do JAVA, estão deixando de funcionar. Com isso o computador com Windows 7 ou o Windows 8.1 param de trabalhar, não porque o sistema operacional parou, mas porque perdeu sua funcionalidade em função de falta de compatibilidade com tecnologias atuais.

A Microsoft também encerrará o ciclo de atualizações e suporte a partir de fevereiro de 2023 para os seguintes produtos: Office 2021 Office 2019 Office 2016 Office 2013 Office para empresas Microsoft 365 Admin Office 2010 Microsoft 365 para Windows

A Microsoft informou ainda que o novo Office 365, não funcionará nessas versões do Windows,

A Google também já anunciou a um bom tempo que em 07 de fevereiro de 2023, seu navegador Chrome deixará de ter compatibilidade com o Windows 7 e o Windows 8.1. Resumindo em poucas palavras, a Google não quer se comprometer com a vulnerabilidade desses dois sistemas 

Melhore suas Vendas

Faça um teste sem compromisso 

em nossos sistemas

Avisos

Os bons profissionais de informática internos e prestadores de serviços, já vem avisando a seus contratantes desde o fim de 2019 sobre a necessidade de substituição e a própria Microsoft, em alguns casos de equipamentos mais recentes que podem trabalhar bem com o Windows 10 ou o Windows 11, também vem mostrando uma aviso na tela quando o computador é ligado. Da mesma forma, se seu computador não é mais compatível com uma atualização, avisos lhe serão apresentados.

A princípio, não haveriam mais atualizações para este sistema, mas o grande número de equipamentos instalados, que hoje no final de 2022, ainda chega a cerca de 10% dos usuários com estas versões do sistema, falou mais alto e a Microsoft irá ainda forneceu atualizações por 3 anos, entretanto, essas atualizações foram cobradas, o que não acontecerá com o Windows 8.1.

Não é possível prever, quanto tempo você levará para ter problemas por necessitar que novas atualizações que não existirão. Isso vai depender de para que você usa o computador, ambiente e programas instalados. Pode levar semanas ou meses, mas com certeza não levará um ano para quem usa o computador para fins empresariais.

O que fazer então?

Se seu computador não possui os requisitos necessários para atualizar direto para o Windows 11, o que é bem provável, você pode dar uma sobrevida a ele atualizando para o Windows 10, e de graça se sua licença do Windows 7, 8 ou 8.1 era original.

Quais são as vantagens de atualizar para o Windows 10?

  • A eliminação da possibilidade de erros na execução de problemas que fiquem sem solução;
  • Segurança ampliada e aprimorada como por exemplo ficar protegido para os ataques conhecidos de Hackers;
  • Caso possua outros dispositivos de vendas na loja como tablets e Smartphones, o sincronismo entre os dispositivos será possível;
  • Correção de problemas;
  • Compatibilidade com equipamentos atuais ou antigos que sejam atualizados, como impressoras, balanças, leitores e etc.

Toda versão de Windows possui um ciclo de vida próprio e exclusivo. Em outras palavras, quando se adquire a licença do Microsoft Windows, constarão todos os recursos para atualização, no entanto, ao fim de cada ciclo você deixa de receber atualizações como aconteceu com o Windows XP, 7, 8, 8.1 e outros. Para o Windows 10 a previsão de encerramento de atualizações e suporte é 14 de outubro de 2025.

É no momento do encerramento do suporte que que os usuários começam a se expor aos riscos por não atualizar a versão do Windows. O sistema fica aberto à falhas, ataques, vírus e pode não ser compatível com uma atualização do seu sistema de vendas, sistema de compras ou sistema de gestão atualizações ou novos periféricos ou acessórios, assim como na utilização de uma licença Microsoft ilegal, onde você corre riscos pela possibilidade de autuação,  falta de atualização e estagnação do sistema.

Por tudo isso é tão importante estar com o Windows legal atualizado.

Melhore suas Compras

Sistema de cotação e compras

Vende bem quem compra bem

E o Windows 11?

Se seu sistema é do tipo ON LINE ou na Nuvem como também é conhecido, é possível sim atualizar seu Windows com segurança, já que ele não depende das plataformas de execução de software. Poderia até, deixar de utilizar o Windows e economizar nas licenças utilizando o Linux. O problema nesse caso, é que sistemas 100% ON LINE normalmente não possuem contingência como o nosso sistema,  e caso a internet falte, não terá como emitir notas fiscais.

Conheça AQUI, nosso Sistema de vendas e gestão totalmente online e com contingência

Caso seu sistema seja Hibrido, com parte na Nuvem e parte local, normalmente para prover a contingência na emissão de notas, ou ainda se seu sistema é do tipo local e o equipamento em questão é o empresarial como o da administração da empresa ou do caixa, é aconselhável que mantenha as atualizações do Windows 11 desativadas, sendo realizadas apenas pelos seus profissionais de TI ou seu suporte do sistema. Nosso suporte por exemplo presta este tipo de serviços gratuitamente. 

Isto se faz necessário porque as atualizações do Windows 11 historicamente e com poucas exceções, sempre trazem algum tipo de problema. Depois de algum tempo, os profissionais de TI e de Suporte técnico, já estarão cientes de quais os problemas e como tratá-los, de forma que a operação do seu negócio não seja prejudicada. Passado algum tempo os programas e aplicativos, já estejam com todas as suas funcionalidades testadas e trabalhando em harmonia as novas atualizações.

Exemplos de problemas são: falha no funcionamento de impressoras, falha no funcionamento de portas USB, falhas em computadores com processadores AMD e falhas em computadores com placa de vídeo NVIDEA

Para atualizar para o Windows 11 o computador precisa atender os pré-requisitos de possuir um módulo de segurança TPM e um processador igual ou superior à oitava geração no caso de processadores INTEL, o que coloca um limite de idade no computadores com data de fabricação a partir de 2018.

É altamente recomendado também que eleve a quantidade de memória para 8 GB, já que o Windows 11 consome muita memória e sentira uma grande diferença de performance de mantiver 4 GB por exemplo,

Contadores

Temos condições especiais para seus clientes

Integração de dados fiscais e ferramentas gratuitas para seu uso.

Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigosvisite nosso SITE e siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebookconheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.

Até a próxima e sucesso.

Laierte Rodrigues Dias.

Deixe uma resposta