pronto-sistemas-sobreviver
Complementar

Como manter a empresa e sobreviver a crise. Parte 2

Introdução

A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus tem causado enormes prejuízos à economia global, atingindo não só a saúde da população como também a das empresas, que foram obrigadas a fechar ou estão diante de uma queda considerável na sua receita ou até mesmo sua extinção.

A loja pode ter fechado, mas você não pode parar de trabalhar certo? Sua prioridade no momento deve ser manter a segurança de sua família e os seus funcionários. Posteriormente vem a questão de como manter a empresa e sobreviver a crise. A família, seus funcionários e sua empresa precisarão muito de sua dedicação. Mantenha suas informações atualizadas e sob controle, ficando atento as novas facilidades para sua empresa e seu setor, que estão sendo divulgadas pelo governo, ONG´s e por seus fornecedores.

Não existe receita ou fórmula mágica que seja aplicada a todas as empresas, mas existem as melhores práticas que podem iluminar seu caminho. Elas possibilitarão que você crie estratégias de curto e médio prazo que ajudarão sua empresa sobreviver a crise.

Caso sua loja esteja fechada e você ache que isso é uma situação impossível de lidar, imagine-se então na posição da família Dalla Vecchia proprietária das Lojas Cem, com 278 lojas, todas fechadas e mais de 11 mil funcionários.

Eles não desistiram, pelo contrário, estão falando em investimento e ampliação de 100 lojas e do centro de distribuição. Essa posição razoavelmente confortável a curto prazo, vem de uma cultura empresarial tradicional e conservadora, onde os imóveis das lojas são próprios e as vendas alicerçadas em carnês, com já abordamos aqui no artigo: Crediário próprio na sua loja. Eles realizaram seu planejamento e traçaram um plano de ação a curto prazo, que além de outros detalhes, contou com a colocação dos funcionários em férias coletivas.

Deste último paragrafo, saltam aos olhos as palavras planejamento e plano de ação. Este também deve ser seu caminho. 

Lojas CEM
Foto: Wikipedia Commons

Dividiremos este artigo em quinze partes para facilitar o entendimento e aplicação.

  • Parte 1 – Índice
  • Parte 2 – Introdução
  • Parte 3 – Planejamento              
  • Parte 4 – Talvez
  • Parte 5 – Equipe
  • Parte 6 – Custos
  • Parte 7 – Gestão
  • Parte 8 – Dívidas
  • Parte 9 – Clientes
  • Parte 10 – Internet
  • Parte 11 – Marketing
  • Parte 12 – Fornecedores
  • Parte 13 – Recursos
  • Parte 14 – Capacitação
  • Parte 15 – Conclusão

Volte a qualquer momento ao índice, para se orientar melhor na navegação enter páginas e consultar novamente algum tópico.

Boa leitura e boa sorte em seus planos e seu futuro.

Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigosvisite nosso SITE e siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebookconheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.

Até a próxima e sucesso.

Deixe uma resposta