Com a previsão de lançamento agora em junho, a nova atualização do Windows denominada Iron – 21H1, para os que participam dos testes, e no primeiro semestre de 2021 para os demais trazendo grandes mudanças, nos colocamos em posição de precaução em relação aos equipamentos mais antigos utilizados pela maioria das empresas.
Historicamente, as empresas estavam acostumadas a ter que substituir computadores porque eles não acompanhavam a necessidade dos programas e iam ficando lentos, agora além disso, essas substituições podem ser necessárias, porque uma parte do equipamento simplesmente para de funcionar.
O sistema operacional Windows 10 introduziu uma nova maneira de criar, implantar e reparar o Windows: o Windows como serviço. A Microsoft reformulou cada parte do processo, para simplificar a vida dos profissionais de TI e manter uma experiência consistente no Windows 10 para seus clientes. Essas melhorias focam em aumentar o envolvimento dos clientes no desenvolvimento do Windows, simplificar a implantação e manutenção de computadores cliente Windows e nivelar os recursos necessários para implantar e manter o Windows ao longo do tempo.
O Windows 10 permite escolher quando e como obter as atualizações mais recentes para manter seu dispositivo funcionando de forma suave e segura. Ao atualizar, você receberá as melhorias de segurança e correções mais recentes, ajudando o seu dispositivo a funcionar de forma eficiente e a permanecer protegido. Na maioria dos casos, reiniciar o dispositivo conclui a atualização. A boa notícia seria que em geral, você não precisaria fazer nada! Se você tiver habilitado atualizações automáticas, novas atualizações serão baixadas e instaladas automaticamente sempre que estiverem disponíveis, de forma que você não precisaria sequer, pensar sobre isso. Mas não é bem assim.
A quantidade de problemas que as atualizações do Windows costumam apresentar, são manchetes constantes nos blogs e mídias especializadas. É só a Microsoft liberar uma atualização e começarem a nascer artigos sobre problemas. Já houveram até casos onde os problemas foram tantos ou tão graves, que a atualização teve que ser suspensa, ou criada uma atualização para resolver os problemas que a atualização anterior criou. De acordo com a Tecmundo, 50% dos usuários do Windows 10 experimentaram problemas após atualizações
Existem basicamente dois tipos de atualizações do Windows
As atualizações de recursos são lançadas duas vezes por ano, em março e setembro. Como o nome sugere, elas adicionam novos recursos ao Windows 10.
As atualizações de qualidade oferecem correções de segurança e atualizações críticas. Eles são normalmente lançados na segunda terça-feira de cada mês, embora possam ser liberados a qualquer momento.
Atualizações de outros produtos.
É obrigatório para computadores comerciais, que nas configurações avançadas de atualização, a opção de atualizar outros produtos da Microsoft esteja marcada, porque os programas de automação comercial utilizam pacotes de produtos da Microsoft como plataforma de funcionamento e/ou bancos de dados, da mesma forma que a maioria dos programas bancários utiliza o JAVA. Com esta opção marcada, eles também serão atualizados em conjunto nas atualizações de recursos e de qualidade.
Aproveitando, leia AQUI, porque você não deve utilizar software bancário no computador de automação comercial.
Atualizações e compatibilidade
Nem todos os recursos em uma atualização funcionam em todos os dispositivos. Talvez um dispositivo não possa receber atualizações se o respectivo hardware for incompatível, não possuir os drivers atuais, não tiver espaço de armazenamento suficiente ou até se estiver fora do período de suporte do fabricante de equipamento original. Isso quer dizer que algo no seu computador pode parar.
A instalação de atualizações do Windows 10 em produtos não compatíveis pode resultar em problemas que podem interromper funções ou recursos. Diversos fabricantes mantêm registros de todos os produtos testados para as versões mais recentes do Windows 10, fornecendo para esses produtos, drivers novos compatíveis. Driver é o nome dado a um pequeno programa que faz uma parte do computador falar com o Windows, podendo assim funcionar.
Alguns técnicos durante a instalação, normalmente em instalações piratas, desativam as atualizações para que uma atualização não traga a toma a mensagem que aquele Windows não foi ativado legalmente ainda. Mensagem que pode aparecer nas versões mais modernas, quando da tentativa de instalação de outro produto pirata em um Windows original. Isso não é possível em um computador de uso em automação comercial com Windows 10, você necessitará obrigatoriamente das atualizações. Nossa recomendação é sempre utilizar o produto original.
Algumas pessoas tem dificuldade em entender, porque os computadores de marcas famosas, tem mais tendência a ter problemas com as atualizações do que os chamados montados. O que acontece, é que normalmente para esses computadores de fábrica, o windows que está instalado nele, foi preparado para trabalhar com os dispositivos instalados e as atualizações genéricas não os atendem, sendo necessário buscar um driver atualizado no site do fabricante ou ficar realmente sem aquele recurso no computador.
Eu mesmo possuo um notebook de marca, que me acompanha a bastante tempo, onde logo na instalação do Windows 10 fiquei sem a porta HDMI, utilizava para apresentações. Posteriormente a porta ethernet e agora na última atualização do Windows a câmera parou. Fiz os testes com o Linux e não há problemas com os dispositivos, apenas incompatibilidade com o Windows.
Isso é uma consequência natural da evolução da tecnologia. Não há como a Microsoft manter o Windows atualizado para novas tecnologias e níveis de segurança, mantendo a compatibilidade com dispositivos antigos por mais que eles sejam eletronicamente funcionais, o sistema se tornaria um monstro gigantesco e inviável.
Se você tem um computador antigo, com mais de três anos eu diria, esteja ciente que em uma dessas atualizações alguma incompatibilidade pode acontecer. Ela pode ser ignorada se o dispositivo não é imprescindível ou forçar a substituição do equipamento.
Problemas conhecidos:
- Redefinição os dispositivos
- Redefinição das configurações
- Avançadas das opções da internet
- Redefinição de permissões de usuários em pastas específicas
- Redefinição de aplicativos padrão
- Incompatibilidade de drivers de dispositivos e acessórios
- Software específico deixa de funcionar
- Porta HDMI desabilitada
- Porta RJ45 desabilitada
- Perda de conexão WIFI
- Impressora deixa de se comunicar
- Camera desabilitada.
- Leitor biométrico desabilitado.
Aqui não há o que fazer a não ser entrar no site do fabricante do equipamento e buscar por atualizações para o dispositivo com problemas. Procure pela seção de suporte e/ou download de drivers do fabricante e baixe a última versão disponível e compatível. Em último caso, você pode procurar por atualizações diretamente no Windows Update.
Como solucionar problemas básicos de atualização do Windows 10
- Verifique se o dispositivo está conectado quando souber que atualizações serão instaladas.
- Libere espaço em disco para que você possa executar atualizações
- Reiniciar para aplicar atualizações instaladas
- Executar o Windows Update novamente
- Desconectar hardware externo
- Atualizar drivers de terceiros
- Verifique se há erros no Gerenciador de Dispositivos
Caso extremo. Desinstalar a atualização
Caso a incompatibilidade gerada por uma atualização lhe traga problemas e o momento não permita o investimento em um novo equipamento, é possível desinstalar a atualização do Windows e voltar para a versão anterior
- Clique em Menu INICIAR e clique em CONFIGURAÇÕES > ATUALIZAÇÃO & SEGURANÇA > RECUPERAÇÃO;
- Clique em COMEÇAR E em VOLTAR A UMA COMPILAÇÃO ANTERIOR.
O uso diário do Windows e tudo que envolve este uso, ou seja, atualizações, instalação de programas, configurações e atualizações do sistema operacional e a simples criação de conteúdo, faz com que sejam afetados aspectos importantes ao seu funcionamento e desempenho. Como nós, eles precisam de uma dieta balanceada e uma academia de vez em quando.
Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigos, visite nosso SITE e siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebook, conheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.
Até a próxima e sucesso.