venda fracionada
Gestão

Como trabalhar um produto de venda fracionada

Muitas vezes o comerciante necessita realizar o fracionamento do produto comprado para industrializar ou comercializar a seu público na unidade que melhor lhe atende. Fracionar significa dividir em partes aquilo que se quer obter de um todo. A Venda fracionada é utilizada em um grande número de negócios e indústrias e assim, necessita que o logista conheça seus detalhes.

  • Assim sendo 01 unidade de SACA de ração com 20 quilos, pode ser fracionada em 20 unidades de 01 QUILO e certamente vendido separadamente.
  • Da mesma forma um ROLO de fio, analogamente pode ser fracionado em 100 unidades de 01 METRO.
  • Ou uma CAIXA de cerveja, decerto pode ser fracionada em 24 GARRAFAS de cerveja.

Isso se aplicará não só a venda, mas também na importação de  notas de compra o sistema dividirá as unidades de medida compradas pelas unidades que são vendidas, disponibilizando no seu estoque.

Existem 3 opções de trabalhar um produto em mais de uma unidade de medida, quando ele é comprado em uma medida maior e fracionado. Como por exemplo comprar ração em saca e vender em saca e também à kilo

Opções:

OPÇÂO 1Cadastrar um produto único, com duas ou mais unidades de medida e um código de barras para cada unidade, o que permitirá a venda na unidade desejada, e fará o correto controle de estoque.

Nessa opção, quando o produto é comprado, na importação da nota, o sistema converte automaticamente para a menor unidade, possibilitando a venda fracionada e o correto controle de estoque

No momento da venda, caso a escolha seja pela maior unidade, o sistema irá multiplicar o preço e a quantidade automaticamente. Por exemplo, se o cliente deseja comprar uma saca fechada de 15 quilos, e o código dessa unidade é utilizado, se o quilo custa 1 real o preço de venda será de 15 reais, quando se pode dar um desconto pela compra em atacado. A grande maioria dos lojistas estabelece um padrão de desconto para compra no atacado, que é lançado pelo caixa na hora da venda. Neste caso especificamente, quando se fala em atacado, na realidade estamos falando da saca fechada.

OPÇÂO 2Utilizar o aplicativo de tabelas de preços, criando tabelas diferentes para venda no atacado e no varejo, e outras mais que possam ter suas necessidades identificadas.

Nessa opção, o caixa escolhe a tabela que vai trabalhar antes de iniciar a venda e não podem ser utilizadas duas tabelas na mesma venda.

OPÇÂO 3 – A terceira opção é amplamente utilizada por diversos lojistas, mas não é aconselhada por não realizar o correto controle de estoque, consequentemente, colocando seu estoque obviamente sem controle, mas principalmente com divergência fiscal.

Nessa opção, são realizados cadastros distintos do mesmo produto,  para cada unidade de medida utilizada .

Exemplos: Produto 1 – Ração Golden frango filhotes kilo e o Produto 2 – Ração Golden frango filhotes 15 kilos. 

Assim os produtos podem possuir preços fixos diferenciados por unidade de medida.

Nessa opção, quando o produto é comprado, na importação da nota, o sistema não saberá para qual produto será associada a quantidade que está entrando em estoque por conta da compra, sendo comumente associado a saca, o que deixa as vendas no kilo, negativando no estoque e fornecendo uma informação incorreta. Para solucionar isso, o lojista precisa ajustar manualmente o estoque, abatendo em sacas, cada grupo de 15 quilos vendidos. Ou não controlar o estoque, que é o que um grande número de lojistas de lojas menores fazem, por conhecer bem sua loja, mas que fiscalmente é um procedimento incorreto.

Melhore suas negociações

Saiu a 4* Edição dos Mestres da Negociação

Como você observou bem, a chave para a solução do problema é a UNIDADE. Então você necessitará trabalhar com múltiplas unidades de medida, combinando quantidades para o mesmo produto.

O primeiro exemplo é esclarecedor. Apesar de uma SACA também considerar seu peso em Quilos, a sua UNIDADE a ser fracionada é a SACA, convertendo-se em QUILOS, porque na sua nota fiscal de entrada, ela foi referenciada como SACA e precisa ser cadastrada e contabilizada assim no seu estoque, apesar de você vender fracionado para seu público em quilos. 

Portanto a cada quilo vendido, uma parte de 20 será registrado como vendida, até que as 20 partes se completem e uma SACA seja deduzida de seu estoque. 

Vamos ver então como proceder considerando a opção 1.

Acesse a  ou GESTÂO

No menu CADASTROS, escolha a opção UNIDADES DE MEDIDA.

Verifique se todas as unidades de medida que irá utilizar estão cadastradas, caso não cadastre.  Por exemplo se for comprar uma placa de MDF que é comprada em PLACA ou PEÇA e vendida a METRO, na lista deverão contas as unidades MT (Metro) e PL (Placa).

Tenha um cuidado especial com as informações complementares do cadastro de cada unidade. Por exemplo.

  • Cuidado com as siglas para não utilizar siglas duplicadas ou errôneas como PC para PLACA ao invés de PL. PC normalmente é utilizado para PEÇA. Oriente-se pelas notas de compra.
  • Se a unidade de refere a medidas de peso, volume e metragem, elas necessitarão de no mínimo duas casa decimais. Se utiliza balança eletrônica, busque colocar o mesmo número de casas decimais utilizado na balança.
  • Se o produto vai ser pesado, marque a opção UNIDADE DE MEDIDA PESÁVEL.
  • Se deseja que ao emitir uma nota fiscal este produto tenha seus volumes contados automaticamente, marque a opção: CONTAR VOLUMES AUTOMATICAMENTE NA NOTA FISCAL.

Agora vá ao menu CADASTRO, opção PRODUTOS.

Cadastre um novo produto ou escolha um produto já cadastrado, para assim configurar o fracionamento. No meu exemplo pesquisei e vou utilizar Bobina de papel térmico que é comprada em CAIXA e pode ser vendida em CAIXA ou UNIDADE

Clique no nome do produtopara editar e desça até o quadro de UNIDADES DE MEDIDA. Em UNIDADE DE MEDIDA PRINCIPAL, cadastre a menor unidade que será utilizada por este produto. No meu caso UN (UNIDADE)

Agora escolha a opção CADASTRAR NOVO PACOTE / EMBALAGEM. Muitos usuários se confundem neste momento, poque acham que vão cadastrar embalagens de venda. Até poderá ser utilizado assim, mas principalmente são as unidades que em os produtos são comprados.

Cadastre então todas as demais unidades de medida utilizadas para esse produto e seus devidos multiplicadores. No meu caso a compra é realizada em CX (CAIXA) com 30 unidades. odem ser cadastradas ainda outras unidades no mesmo produto. Vamos levar em conta o exemplo de um Refrigerante em lata que pode ser comprado em CX (CAIXA) com 120 unidades, e revendido em FD (FARDO), ou ML (MALA) com 12 unidades, ou ainda a unidade individual em sí UN (UNIDADE). Neste caso teríamos 3 unidades de medida para o mesmo produto.

Salve  as informações no fim da página e volte ao CADASTRO DE PRODUTO.

Vá ao quadro GRADES DO PRODUTO. Será possível identificar que o produto já possui dois códigos, o código de ordem e o código de barras ou apenas o código de ordem. No exemplo abaixo 1001. Para trabalhar um único produto com várias unidades de medida, este produto já que é único terá um único código de ordem de cadastro e um código de barras para cada unidade de medida, que poderá identificá-lo na unidade de medida desejada, na venda, elaboração de pedidos de venda, ordens de produção e de serviço. Vamos resolver isso facilmente clicando em GERAR CÓDIGOS

Na janela que vai se abrir escolha a opção GERAR PARA TODAS AS GRADES..

Pronto. Foi gerado o código de barras para todas as unidades que foram cadastradas para esse produto. ?Se na venda for informado o código de barras 0000000000265, o sistema considerará que é a unidade CAIXA, se o código for o 5000000000012, o sistema considerará UNIDADE, e se for digitado o código de ordem 1001, o sistema lhe apresentará as unidades de media disponíveis para escolha.

Agora é só sincronizar seu caixa e vender e o controle do estoque correrá corretamente, e na importação de notas fiscais de entrada, você poderá utilizar o multiplicador de unidade.

Gostou do artigo? Compartilhe abaixo com seus amigosvisite nosso SITE e siga Pronto Sistemas no Instagram e no Facebookconheça o Guia de equipamentos e programas para automação comercial, ou ainda, pesquise ai ao lado outros artigos, e fique assim a par das novidades sobre tecnologia para negócios e dicas de ampliação das vendas.

Até a próxima e sucesso.

Laierte Rodrigues Dias

Guia da Automação Comercial

Deixe uma resposta