Manter todas as informações fiscais em dia é uma tarefa árdua, afinal são vários impostos que devem ser calculados e pagos, além das obrigações do dia-a-dia da empresa. Para que todas as necessidades sejam cumpridas corretamente, com fidelidade nas informações, o contador precisa ter todos os dados à mão com uma doa integração fiscal.
Neste artigo, vamos falar sobre a Integração Fiscal com alguns dos softwares contábeis mais utilizados no Brasil. O uso desta funcionalidade é indicado para optantes do Regime do Lucro Presumido e também do Lucro Real.
O que é a Integração Fiscal do sistema?
Através da Integração Fiscal, o arquivo completo do período será gerado para que o contador importe no seu sistema e faça toda a apuração fiscal para o cliente. Esse arquivo será individual para cada loja, ou seja, uma conta que tenha três lojas, caso escolha criar o documento para todas as lojas, serão três arquivos, um para cada CNPJ.
Que informações estarão no arquivo de integração fiscal?
Serão incluídos no arquivo os impostos abaixo:
- ICMS
- ICMS ST
- IPI
- PIS
- COFINS
Além disso, todos os registros necessários já gerados no Sistema para os demais arquivos também estão na integração
contábil, com a devida adaptação para as empresas que se encaixam nos regimes de Lucro Presumido e Lucro Real.
Como gerar o arquivo para integração fiscal no Sistema
O Sistema conta com a geração de um arquivo compatível com os sistemas contábeis Domínio e SCI. Essa funcionalidade visa atender aos clientes optantes do Regime do Lucro Presumido e também do Lucro Real que precisam dessas informações com uma escrituração diferente daqueles que optam pelo Simples Nacional.
IMPORTANTE: O arquivo gerado é apenas para a integração fiscal. Ele não deve ser importado no validador SPED ICMS/IPI.
Para gerar o arquivo de integração, vá ao menu Contabilidade > Integração Fiscal.
Na tela de integração contábil, selecione o período de geração do arquivo, o sistema contábil, além de escolher a opção de incluir o inventário e o bloco K ou não, e o período dessas informações.
Obs: Caso o sistema não esteja na lista, clique em Outros e informe o nome do sistema. O formato do arquivo permanece igual, porém, essa informação será utilizada para que novas integrações sejam desenvolvidas.
Caso a conta tenha mais de uma loja cadastrada, selecione as lojas. Nesse caso, o arquivo é gerado separadamente para cada filial.
Clicando em Gerar integração fiscal, ele será baixado no computador e também enviado ao e-mail do contador cadastrado para a loja.
O arquivo terá a extensão .ZIP com as informações para importação no sistema contábil.
Tem alguma dúvida sobre a Integração Fiscal do Sistema? Se você já é cliente, acompanhe o passo a passo da geração do arquivo no vídeo explicativo no Auto Atendimento. assunto Notas fiscais ou contate o Suporte. Se você ainda não é cliente, solicite mais informações AQUI, ou nos botões ao lado de CHAT e WhatsApp, disponíveis ai ao lado. Teremos prazer em atendê-los.
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Até a próxima e sucesso.